sábado, 3 de maio de 2008

Fanfic

Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs". Em outras palavras, trata-se de contos ou romances escritos por quem gosta de determinado filme, livro, história em quadrinhos ou quaisquer outros meios de comunicação.

Doujinshi

Fanficção japonêsa, baseada nos mangás, escritos e desenhados por fãs destas séries, como se fosse uma fanzine de um mangá. O termo deriva de Doujinou grupo literário, que era a forma tradicional de produção, e Shi, que significa revista ou distribuição. Alguns podem considerar trabalhos de aficcionados (fanwork), para muitos são simplesmente publicações de mangá de pequena tiragem.

Normalmente, o termo usualmente se refere a mangás/fanzines de artistas não profissionalizados, podendo conter tanto histórias originais quanto baseadas em um mangá ou um anime da moda, bem popular. Entretanto, escritores de fanfics que se dedicam em criar histórias inspiradas em animes e mangás classificam seus trabalhos como doujinshi, mesmo quando é apenas texto e não possui ilustrações.

O termo Doujinshi Circle é utilizado para designar um grupo de artistas que trabalham juntos na criação de uma obra. O Clamp começou sua carreira como um Doujinshin Circle, contando com 11 integrantes no começo. O grupo brasileiro Crimson Mark (ou Marca Rubra) inaugurou, no dia 09 de setembro de 2007, um site, o Mahou Gakkou Amaterasu, tentando se estabelecer como um Doujinshi Circle virtual, embora seu trabalho seja essencialmente textual.

(¬¬ e?)

Nenhum comentário: